9 de jul. de 2011

A primeira experiência na Estrada Real - Sabará a Glaura

Início em Sabará
Vou tentar descrever aqui a minha excelente experiência de percorrer grande parte da ESTRADA REAL de verdade, aquela que passa por estradas de terras, trilhas e atravessa rios, sobe serras que mais parecem leitos de rios secos...

Comecei a minha jornada fazendo um teste no dia 24 de junho, começando por Sabará com minha esposa e minha sogra de 83 anos. Ela foi parte importante deste projeto pois viveu em Casa Branca, hoje Glaura, na região de Ouro Preto, que era um centro importante de tropeiros da Estrada. 










Sabará a Raposos, lindas montanhas




O pai dela era um destes tropeiros e, as lembranças que ela foi tendo enquanto percorríamos aquele caminho, só me fizeram ter uma certeza maior da importância do que eu estava prestes a fazer.




O nosso trajeto nesta pré-estréia foi:

- Sabará a Arraial Velho - 3 km de terra - lá chegando me informaram que o caminho até Raposos só era possível para pedestres. 
- Sabará a Raposos - 10 km terra - voltei e peguei outra estradinha lateral que não tinha marco da ER mas que me levou a Raposos passando por bonitas montanhas e ao lado das caçambas montadas para carregar o minério.
- Honório Bicalho - de passagem
- Rio Acima - paramos e comemos um saboroso pastel com Mate Couro
- Acurui - mais 23 km de terra e uma cidadezinha que deu vontade de ficar para participar da festa junina. Compramos uma linguiça com jiló muito boa e visitamos a antiga geradora de luz para BH. Está tentando virar um condomínio...
Linguiça com Jiló em Acurui
Igreja de Acurui

- De Acurui a Casa Branca(atual Glaura) são 19 Km de terra passando por Soares que é só um pequeno povoado. Chegamos à noite.
- Até Cachoeiro do Campo são 5 Km e a estrada foi asfaltada.



























Casa em Glaura do avô
Voltamos para BH por asfalto e o nosso teste pelo caminho do Sabarabuçu estava concluído, teste para nossa real jornada que ia começar na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem seus comentários e vamos divulgar a Estrada Real, este tesouro de nossa História!